Seja bem-vindo ao Centro de Suporte Silicom. Caso não saiba sua senha, favor usar a opção Senha perdida, do lado esquerdo. Se estiver em dúvida sobre qual o seu login ou não possuir cadastro, favor contatar nosso Depto. Comercial ou Suporte ou Depto. Técnico informando qual a sua organização.
Criando pastas públicas e livro de endereços global (global address book - GAL).
Publicado por Ricardo Ranieri a 05 September 2007 11:06 PM
Este recurso pode ser usado somente ao usar conta IMAP. Com a pasta pública você pode compartilhar arquivos, calendário, contatos e outros entre usuários.

Como criar um livro de endereços global (GAL)?

Antes de mais nada, garanta que o serviço GroupWare esteja ativo e rodando, bem como tenha um banco de dados devidamente definido.

Crie uma nova conta do tipo grupo e na primeira guia, Grupo, defina o apelido do grupo (por ex: contatosglobais). Marque o checkbox "Criar pasta pública" e no campo Nome: especifique novamente "contatosglobais" (sem aspas). Marque o checkbox logo abaixo "Preencher Lista de Endereços Global (GAL) com todos os membros".

Em seguida, acessa a aba Membros e incluia o domínio inteiro como membro. Pronto, é muito simples. Agora, ao acessar o Cliente Web (ou até outros meios de acesso ao GroupWare, como Outlook com conector ou smartphones via ActiveSync), você visualizará uma pasta na árvore de pastas denominada "Contatosglobais". Dentro dele, temos diversos objetos, incluindo Contatos, contendo contatos de todos os e-mails do domínio. Caso crie uma nova conta de e-mail no servidor ou apague uma existente, isso refletirá automaticamente no livro de endereços.

Note que, cada usuário membro do grupo poderá efetuar login no Cliente Web, dar um duplo clique no seu contato dentro dos contatos globais e atualizar suas informações pessoais, incluindo dados como telefone, endereço e fotografia e os mesmos serão propagados a todos os membros.

Caso queira que a pasta pública em questão não exiba outros tipos de objetos, como tarefas e eventos, na primeira aba da conta Grupo, clique no botão "Controle de acesso (ACL)". Note que existirá um usuário, com mesmo nome da conta grupo, apenas com permissão de leitura. Acesse os objetos que deseja ocultar, como tarefas e edite as permissões, removendo-as todas.

Na aba Opções, você pode definir proteção por senha da pasta pública e o fato de apenas membros poderem enviar mensagens, caso necessário. Lembre-se que, na primeira aba, você pode definir se as mensagens enviadas para tal grupo serão redistribuídas para cada conta membro, como em uma Mailing List, ou entregue em uma caixa de entrada em comum da pasta pública.

Vale ressaltar que a proteção para evitar que o envio seja feito por pessoas desautorizados, como Somente membros podem postar, pode ser burlado através de e-mails forjados. Veja detalhes de como proteger uma conta do tipo grupo no seguinte FAQ: https://suporte.icewarp.com.br/index.php?/Knowledgebase/Article/View/120/0/como-restringir-o-envio-de-mensagens-em-mailing-lists-e-grupos

Note que a pasta pública pode ser útil não apenas para criar o livro de endereços global, mas também para compartilhar outros tipos de objetos, como eventos, tarefas, notas e arquivos. Empresas podem criar pastas públicas para cada departamento, visando fornecer um ambiente de compartilhamento eficiente. Veja, na tela abaixo, o porta arquivos de uma pasta pública.


OBS: A partir da versão 10.1.2, você pode criar contatos globais mesmo sem a licença do GroupWare, entretanto, a pasta pública contendo tais contatos não será exibida na árvore de pastas à esquerda, sendo sugerido contatos globais apenas no auto-completar ou ao clicar no Para:

O porta arquivos pode apontar para um diretório do seu servidor. Para tal, na primeira guia Grupo, clique no botão Controle de Acesso (ACL), clique na pasta Arquivos e em seguida no botão "Mapeamento Arquivos". Assim, você poderá apontar o porta arquivos para um diretório do seu servidor, podendo até definir permissões específicas, como o fato de que apenas alguns usuários podem incluir arquivos, enquanto os demais podem apenas baixá-los. Note que, caso aponte para um caminho de rede, ou seja, uma pasta em outro servidor na mesma rede do seu servidor onde está instalado o IceWarp, deverá usar caminho UNC e o serviço CONTROL do IceWarp deve rodar abaixo de uma conta administradora do Windows, que possua mesmo nome e senha da conta administradora do servidor onde está o IceWarp.

As pastas públicas são automaticamente exibidas para aqueles que usam o Outlook com o conector Outlook. No caso de smartphones que usam o ActiveSync, é necessário subscrever às pastas desejadas, como contatos e eventos, para que sejam exibidas.

Veja também FAQ sobre compartilhamento de objetos 1 a 1: https://suporte.icewarp.com.br/index.php?_m=knowledgebase&_a=viewarticle&kbarticleid=516&nav=0,50,60

(332 voto(s))
Útil
Não útil

Comentários (0)